Blog Details

  • Home
  • Treinamentos de segurança do trabalho: o que são e como aplicá-los?
Treinamentos de segurança do trabalho: o que são e como aplicá-los?
admin 28 de outubro de 2021 0 Comments

Você considera os treinamentos de segurança do trabalho como fator essencial na sua empresa? Caso ainda não os realize, é recomendável mudar esse pensamento.

Em geral, os treinamentos são importantes ferramentas para orientar trabalhadores, estimulando-os a realizar as suas atividades com mais qualidade e atenção.

E quando o assunto é segurança, os cursos ajudam a melhorar o bem-estar e reduzir os riscos de acidentes, sendo assim essenciais para qualquer organização.

Dessa forma, os treinamentos de segurança do trabalho são muito importantes para qualquer empresa e não dar a devida atenção a esse tema pode causar problemas diversos para sua companhia, desde danos à saúde até prejuízos financeiros e legais!

Confira o conteúdo a seguir e tire suas principais dúvidas sobre os treinamentos de segurança do trabalho. Aproveite e boa leitura!

Treinamentos de segurança: o que são?

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) possui um capítulo específico para tratar da Segurança e da Medicina do Trabalho.

Portanto, os treinamentos de segurança são exigidos por lei, tanto de empresas públicas quanto privadas, para orientar funcionários a executarem determinadas atividades.

Qual a importância desses treinamentos?

Os treinamentos de segurança do trabalho são ações voltadas para a orientação de profissionais para que eles exerçam suas atividades de forma segura.

Com isso, o objetivo é evitar riscos e permitir que eles ajam de forma adequada em situações adversas ou perigosas.

Quais as vantagens dos treinamentos para a empresa?

Oferecer treinamentos de segurança do trabalho aos funcionários é uma importante medida para deixar sua empresa em conformidade com as obrigações legais. Além de reduzir os riscos de acidentes na execução das atividades.

Entretanto, existem outros objetivos. Confira abaixo:

  • Mais bem-estar no ambiente de trabalho;
  • Aprimoramento de processos e melhoria da qualidade dos procedimentos;
  • Eliminação ou redução do índice de acidentes de trabalho;
  • Motivação e mobilização em prol da saúde e segurança do trabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução ou eliminação de indenizações oriundas por acidentes;
  • Prevenção de Multas e/ou autuações por fiscalizações.
  • Redução dos danos ambientais.

Quais são os principais treinamentos de segurança?

Quando o assunto é segurança do trabalho, normas Regulatórias, as NRs, estabelecem regras e definem condições para trabalhos com risco de acidentes.

Essas normas têm como base a CLT e objetiva garantir proteção à saúde e integridade física e psicológica dos empregados. Confira alguns dos treinamentos mais famosos e saiba como aplicá-los:

NR-05 CIPA (Comissão Interna de prevenção de acidentes)

Treinamento obrigatório para os membros eleitos e ou designados pela empresa para comporem a CIPA (Comissão Interna de prevenção de acidentes), que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, para manter a vida e a promoção da saúde do trabalhador.

NR-06 Equipamento de Proteção Individual – EPI

Destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Orienta sobre o correto uso de EPI ‘s, limpeza e conservação deles, com o objetivo de proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça.

NR-20 Segurança do trabalho com inflamáveis e combustíveis

Capacitação de profissionais para trabalhos em áreas de riscos, resultantes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, líquidos combustíveis e gás de petróleo liquefeito. Gestão de segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes.

NR-23 Treinamento combate a incêndio

É obrigatório a todos os funcionários, conforme legislação. O Objetivo é preparar as pessoas para atuarem em situações emergenciais, portanto são transmitidos informações técnicas e práticas sobre princípios básicos de prevenção e combate a incêndios.

Além de trabalhar na utilização de equipamentos anti-incêndio e instruções de segurança para saída emergencial diante da presença de focos de incêndio no local.

NR-26 Sinalização de segurança e GHS

O profissional irá obter conhecimentos para compreender a rotulagem preventiva e a ficha com dados de segurança do produto químico.

Também trata sobre os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e procedimentos para atuação em emergências com o produto químico.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

Visa orientar sobre uso correto dos equipamentos de proteção respiratória, garantindo a segurança e saúde do trabalhador durante a execução de suas atividades profissionais.

Capacitação de profissionais para a execução de atividades de forma segura onde há risco de exposição a agentes biológicos ou químicos.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

Preservação da saúde e integridade dos trabalhadores expostos a ruídos, para garantir a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a altos níveis de pressão sonora, evitando assim, a surdez.

Porque manter os treinamentos obrigatórios em dia?

Manter a frequência adequada de treinamentos ajuda a evitar acidentes e doenças ocupacionais, que podem acarretar maiores despesas e atrasos na execução das atividades.

Assim, para o empregador, os treinamentos são importantes para o desenvolvimento e crescimento da organização. Proporcionam maior segurança, controle dos processos e procedimentos internos.

Para o empregado, os treinamentos de segurança do trabalho facilitam a compreensão sobre a segurança na execução das atividades rotineiras e não rotineiras. Além de os tornar mais aptos para o desenvolvimento do trabalho, reduzindo os riscos de danos e acidentes.

Contrate uma assessoria especializada

Quer deixar sua empresa em dia com os treinamentos de segurança? A Level One é especialista em treinamentos de segurança do trabalho.

Atendemos na região de São Paulo com cursos in company e todo o território nacional com opções online de treinamento. Contamos com uma ampla variedade de treinamentos de segurança do trabalho.

Pronto para conhecer mais? Converse com a nossa equipe e descubra tudo que podemos fazer pela sua empresa.

 

Leave Comment